quinta-feira, 21 de março de 2013

MUDAR



Mudar...        Palavra que no dicionário significa por em outro lugar, deslocar, substitui, trocar, dar outra direção. Tornar-se diferente ao que era antes, Ainda associa-se o termo mudar como um ponto positivo. Quando se diz, eu mudei, subtende-se que a pessoa mudou pra melhor. A mudança é eterna lei da vida a gente  nasce, cresce e morre, passando por estágios ao longo da vida. No entanto ainda há pessoas que encaram tal mudança como uma afronta a sua personalidade e até dizem assim: Eu? Eu sou assim e não mudo. Eu? Eu nunca volto atrás no que digo. Nunca troco de opinião. Pessoas assim são chamadas de "cabeça dura" ou intransigente, dependendo de como se queira chamar.

Entretanto em alguns momentos é preciso mudar. Choramos, sofremos até odiamos e por um orgulho tolo não mudamos. Ainda há aquelas pessoas que estão sempre certas ou pelo menos se dizem estarem certas. No ditado popular são chamadas de “donos da verdade" e são nessas pessoas que a mudança é quase impossível,          Quase!

Esse tipo de pessoa é sempre do contra, sua opinião é quase um dogma e nunca esta errada. Talvez justamente por isso ela não aceita mudar. Esse tipo acha o seguinte: Pra que mudar se estou certo? Chato... É como lutar contra a parede, ensinar um burro a matemática ou fazer um alcoólatra parar de beber. Visto que nesses três casos, ainda existe possibilidade no ultimo. Mudar é aprender ser flexível é mudar sua opinião porque viu que estava errado, porque se enganou. Podemos nos enganar, não é nada de outro mundo, muito menos vergonhoso, é algo normal, só isso, é preciso saber dizer: Nossa , eu errei , foi mal! E admitir seu erro é saber pedir desculpas, é perdoar de verdade e não da boca pra fora, é aceitar seu erro e o dos outros e compreender que defeitos existem e mudar é equilibrar esses defeitos.

Mudar é tudo isso. Mudar é tudo isso e mais um pouco. Mudar é refletir. Mudar é complicado. Mas Mudar às vezes é bem simples. Mudar é humanamente relativo. Mudar é imprescindível. Mas, sobretudo mudar é se conscientizar que é preciso e necessário mudar, mudar e mudar...


Nenhum comentário:

Postar um comentário